* Dor de cabeça de um ou ambos os lados da cabeça mais de dois dias por semana;
* Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
* Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
* Boca que “fica presa”, trava ou sai do lugar;
* Cansaço na face ou ao mastigar;
* Alteração no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam – mordida desconfortável;
* Ranger ou apertar dos dentes noturno /diurno;
* Alguns tipos de zumbido nos ouvidos;
* Dor ou tensão no pescoço referindo dor para a face ou cabeça.
ATM significa articulação temporomandibular. Esta articulação é responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, existindo uma em cada lado (em frente de cada orelha). As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).
Esta é uma doença que causa sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social. Um dos sintomas mais comuns da DTM são: dificuldade ou estalidos ao abrir a boca, não conseguir abrir ou fechar a boca e dores de cabeça mais de duas vezes por semana. Muitos pacientes apresentam este sintoma e não sabem que possa ser causado pela DTM.
Sintomas
DORES DE CABEÇA?
Algumas das dores de cabeça são de origem muscular e dos músculos que fazem os movimentos da boca e às vezes as áreas que as geram ficam em locais distantes das áreas que as mesmas são sentidas.
Esse mecanismo de dor muscular é chamado de dor miofascial e os pontos doloridos que originam essa dor a distância (dor referida) são chamados de pontos-gatilho miofasciais.
Esse é um mecanismo muito interessante e responsável por muitos erros de diagnóstico pois a dor se manifesta num local onde não há nenhum problema. Ela só se manifesta lá mas a sua origem está a distância.
Tratamentos
- Exercícios de reeducação e alongamento muscular
- Intervenção comportamental cognitiva para que o paciente detecte e controle os seus hábitos bucais
- Utilização de placa bucal (placa miorrelaxante)
- Aplicação de laser de baixa potênca sobre a área afetada
- ultrassom e terapias térmicas
- acupuntura
- medicação
- aplicação de toxina botulínica (BOTOX)
Tratamento de DTM em Brasília
Toxina Botulínica na Odontologia: tratamento de DTM
A Toxina Botulínica tipo A é usada como uma alternativa para tratamento de desordens temporo-mandibulares (DTM) associadas a tensão nos músculos da mastigação e dor orofacial. Quando injetada nos músculos da face e do crânio, a Toxina Botulínica alivia a tensão da musculatura, muitas vezes decorrente do apertamento dos dentes, cessando as dores orofaciais. As injeções de toxina botulínica frequentemente também eliminam as dores de cabeça. A Toxina Botulínica para tratamento de distúrbios da ATM é uma alternativa rápida, simples e eficaz. O procedimento é realizado no consultório odontológico e a maioria dos pacientes apresentam melhora notável dentro de poucos dias, sendo que o alívio permanece por alguns meses.
Como a Toxina Botulínica trata a DTM?
A articulação temporo-mandibular (ATM) é utilizada durante a fala, a alimentação, a deglutição, e outras atividades cotidianas. Se a ATM está sofrendo uma sobrecarga, ou se está deslocada de sua posição, uma pessoa pode sofrer dores de cabeça tensionais graves, além de fortes dores na face e no pescoço, dificuldade para abrir a boca, dores ou zumbidos no ouvido, etc.
A Toxina Botulínica torna os músculos menos potentes e incapazes de realizar os movimentos parafuncionais, muitas vezes inconscientes, aliviando a tensão na ATM.
Quais as áreas afetadas pela terapia para DTM com Toxina Botulínica?
Apenas as áreas injetadas com a toxina são “relaxadas”. A toxina não afeta nenhum outro músculo do corpo. As injeções são aplicadas principalmente nos músculos temporal, frontal e masseter, e em locais adicionais (músculos do crânio e da região paracervical), dependendo da severidade da cefaléia.
Há outros efeitos do tratamento com Toxina Botulínica para DTM?
Imediatamente após as injeções, pode haver leves e temporários hematomas, dormência ou vermelhidão ao redor dos locais das injeções, que desaparecem em 30 minutos. Há também um efeito estético, pois as rugas da testa vão desaparecer dentro de 24-48 horas, com efeito final em até 10 dias. Em geral, a pessoa fica com um aspecto mais jovem e relaxado e com uma expressão menos triste ou cansada.